Beleza

Novidade na escovação: pasta de dente com carvão ativado

Entenda para que serve e quais as vantagens de colocá-la na sua rotina de higiene pessoal

Por Fábio Pulitta

Pesquisador de saúde, nutrição e gastronomia, empresário e comunicador. Flávio é fundador e diretor da Puravida, empresa de alimentos saudáveis, e da plataforma de ensino online Puravida Academy.

Entre as tendências de busca por uma vida mais saudável está o desejo por incorporar à rotina itens de beleza e higiene pessoal mais naturais, livres de tantos ingredientes químicos nocivos. O movimento, chamado de natural beauty, defende que, se estamos cada vez mais empenhados em comer de forma natural e limpa, a lógica nos leva a usar também na pele (o maior órgão do corpo) cosméticos e itens de higiene pessoal com as mesmas características. Nessa busca, produtos como a pasta de dente natural e vegana, com carvão ativado em sua fórmula, têm sido uma das mais bem cotadas.

Como funciona o carvão ativado? 

O carvão ativado utilizado em produtos de beleza, como a pasta de dente, é um pó de grão fino feito, geralmente, de cascas de coco e outras substâncias naturais que são colocadas sob calor extremo. Depois, são adicionados ativos vegetais e óleos essenciais, como o tea tree, limão, menta e outros. Entre as propriedades do carvão ativado está um processo chamado adsorção, capaz de isolar, filtrar e limpar impurezas. Por isso, alguns usos comuns dessa substância são em filtros de água e dentro de geladeiras para tirar odores. Quando ele é usado na higiene bucal, a intenção é parecida: remover impurezas, odores e também atuar no processo de redução de manchas escuras, causadas por alimentos como o café e o vinho, que podem deixar os dentes mais escuros a longo prazo, mas sem a utilização de ingredientes comuns em outros produtos como flúor, triclosan, parabenos e corantes artificiais. O uso da pasta de dente com carvão ativado deve ser feito como o de uma pasta de dente comum, após as refeições, após acordar ou quando houver necessidade. Recomenda-se que sejam realizadas visitas periódicas ao dentista e a busca de orientação profissional acerca de seu uso, como qualquer outra pasta de dente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *