Controlar a ansiedade, evitar picos de estresse, manter corpo e mente em harmonia e em atividade constante, combater inflamações e ainda viver em contato com a natureza. Parece distante e difícil conciliar isso tudo em uma só rotina? Pois esses são alguns dos aspectos de bem-estar evidenciados e tão desejados quando se busca uma saúde holística. O Instituto de Estudos de Saúde Holística, da Western Connecticut State University, explica que a saúde holística é um modo de viver a vida que considera as características multidimensionais do bem-estar, encorajando as pessoas a se reconhecerem em todos os sentidos: físico, mental, emocional, social, intelectual e espiritual. E, sendo assim, cada indivíduo se torna participante ativo de suas decisões relacionadas à saúde e a seus processos de cura, por meio de escolhas relacionadas ao bem-estar como um todo. (1)
Derivada de tradições ancestrais, a saúde holística busca alcançar altos níveis de bem-estar, felicidade e prevenção de doenças. E, para atingi-los, podem entrar em cena alguns componentes de medicinas complementares (ayurveda e homeopatia), conexões entre mente-corpo-espírito, terapias herbais e terapias energéticas (reiki e cristais). No entanto, de forma mais cotidiana, a saúde holística está intrinsecamente relacionada à alimentação, privilegiando alimentos antioxidantes e antiinflamatórios, parte de uma nutrição capaz de gerar benefícios sistêmicos – às vezes inesperados, mas sempre benéficos. Um modo de vida holístico ainda considera chás, suplementos, medicina homeopática e óleos essenciais como fortes aliados, possibilitando a criação de hábitos e rituais de bem-estar e autocuidado que permeiam todas as 24 horas do dia. Cuidar da saúde de forma holística pode significar, por exemplo, despertar e se dedicar a alguns minutos de movimento como yoga ou tai chi, seguidos de meditação; se nutrir de alimentos naturais e livres de agrotóxicos; preparar o ritual do sono com óleos essenciais calmantes, enquanto saboreia os aromas de uma xícara de chá de ervas relaxantes.
As opções nutricionais, bem como as atividades corporais e espirituais da saúde holística buscam alternativas mais naturais, livres de químicas e dos excessos tecnológicos tão presentes atualmente em nosso cotidiano. Em consequência, esse bem-estar “total” pode ser sentido a partir do encontro e do equilíbrio entre essas frentes da nossa vida.
Referências:
(1) https://www.wcsu.edu/ihhs/