Do que é feito seu xampu, desodorante e hidratante facial? Se você passar os olhos pelo rótulo desses produtos, pode se assustar com a lista de parabenos, petroquímicos, sulfatos e outras substâncias sintéticas que a ciência já apontou serem prejudiciais à saúde. E se estamos cada vez mais empenhados em comer de forma natural e limpa, a lógica nos leva a usar também na pele (o maior órgão do corpo!) cosméticos e itens de higiene pessoal com as mesmas características, certo? Ou seja, da próxima vez que for colocar cosméticos no seu carrinho virtual, as chances de levar produtos de beleza naturais, como uma pasta de dente natural e vegana, por exemplo, são grandes. Um estudo da Nielsen Brasil, batizado de Green Is the New Black (1), mostrou que saudabilidade e sustentabilidade estão no topo da lista de interesses de 32% dos brasileiros. Destes, 42% priorizam produtos responsáveis com o meio ambiente, 30% buscam ingredientes naturais.
Beleza Natural, um novo caminho
A chamada Natural Beauty ou skinfood tem como base plantas e alimentos que poderiam estar na sua cozinha – ingredientes naturais como óleo de coco, abacate, oliva, spirulina azul, probióticos, clorella, aloe vera, frutas vermelhas, erva mate, maçã orgânica. Todos tão puros que você poderia comer. São extratos que o corpo reconhece como nutrientes benéficos e biocompatíveis, ou seja, compatíveis com a fisiologia do organismo. Quando manipulados como cosméticos, esses ingredientes naturais atuam na pele de forma similar a quando são ingeridos. Na prática? Um cosmético à base de lavanda, por exemplo, é capaz de levar os efeitos calmantes e relaxantes desta planta para a derme, assim como os que possuem óleo essencial de melaleuca (também conhecido como tea tree) na composição têm grande potencial bactericida, fungicida e anti-séptico, podendo auxiliar na eliminação de bactérias ou fungos nocivos, e aqueles à base de óleo de coco possuem propriedades hidratantes, capazes de deixar a pele lisinha.
Benefícios à flor da pele
É claro que, quando o assunto é beleza, não basta que um produto seja puro e natural, ele precisa ser eficaz e apresentar resultados notáveis para a aparência física. Mais um ponto para a Natural Beauty. Assim como acontece com a nossa saúde geral quando nos alimentamos bem, a pele se beneficia da ausência de ingredientes nocivos e de toda a riqueza que possuem os princípios ativos vindos da natureza. Some a isso a precisão e a pureza propiciadas pelos avanços tecnológicos e as intensas pesquisas dermatológicas, e você encontrará nesses produtos soluções de beleza mais leves, que não causam alergias, queimaduras e irritações, e que nutrem profundamente, sem agredir. Se você tem vontade de mergulhar nesse universo da beleza natural, procure checar a composição dos cosméticos, ler os rótulos e comprar de marcas em que você confia, assim como faz ao comprar alimentos e suplementos.
Referências:
(1) https://podcasts.apple.com/us/podcast/green-is-new-black-sustentabilidade-e-saudabilidade/id1483808988?i=1000455269607