Do minuto em que acorda até o que adormece você tem, em média, 6.000 pensamentos. O número foi divulgado recentemente por pesquisadores da Queen’s University, do Canadá (1). Por mais que o cérebro faça boa parte desse trabalho sozinho, sem muita interferência da nossa parte, muitos desses pensamentos precisam de supervisão: um projeto de trabalho, a medida correta dos temperos na cozinha, quais palavras usar em uma conversa importante, uma decisão sobre as finanças, aquele compromisso que não podemos esquecer… Esse tipo de pensamento requer energia extra e existem algumas maneiras de aprimorar o funcionamento deste órgão, que é a estrutura mais sofisticada e complexa conhecida, para que ele desempenhe suas funções de maneira precisa e não nos decepcione nesses momentos. Além de horas de sono de qualidade e uma alimentação balanceada, inserir alguns estímulos extras na sua rotina – bem como ingerir alguns suplementos para o cérebro – podem ajudar a melhorar a concentração, a memória, o raciocínio e até a produção de novos neurônios.
O matchá é uma ótima opção
para quem quer manter o cérebro saudável
Nutrição para a mente
Alguns suplementos como o ômega 3 DHA e o magnésio são nutrientes essenciais e indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e do cérebro, outros, como a creatina, são extensivamente estudados por melhorarem o desempenho físico de atletas, mas novos estudos comprovam que a creatina também pode auxiliar em uma melhor performance mental. O ômega 3 geralmente é associado à memória, a creatina à agilidade mental e o magnésio surte efeito na disposição, no funcionamento do intestino e na qualidade do sono (já que ajuda a tranquilizar o sistema nervoso). Outro tipo de suplementação que pode ir para a despensa de quem deseja um melhor funcionamento do cérebro é o matchá, a melhor versão do chá verde japonês, em pó. Ele é rico em L-teanina, um composto ativo que propicia calma e foco.
Treinamento cerebral
A combinação nutrição + treino não é apenas a orientação básica para quem busca manter a saúde de ossos, músculos e sistema cardiovascular em dia, é também a recomendação para quem deseja longevidade de memória e raciocínio. Além dos suplementos específicos, outra maneira de aprimorar o funcionamento do seu cérebro é treiná-lo com inovações na rotina. Por exemplo: tente escovar os dentes cada dia com uma mão diferente da habitual – se você é destro(a), use a mão esquerda para gerar um novo desafio mental e cognitivo. Vale também usar o relógio em outro pulso, mudar o trajeto de um caminho recorrente e por aí vai, ler temas variados, ouvir músicas de ritmos diferentes, se dedicar a aprender novos idiomas e até a desenvolver novas habilidades artísticas ou esportivas. Qualquer mudança tira o cérebro da zona de conforto, fazendo com que ele desenvolva novas “programações” internas.
Desafie o cérebro
com tarefas do dia a dia
Referências:
(1) https://www.queensu.ca/gazette/stories/discovery-thought-worms-opens-window-mind